Thursday, July 12, 2007

MANUAL DO BOM BALCONISTA

$ Ter sempre troco;
$ Estar atento às entradas e saídas dos clientes no estabelecimento;
$ Estar sempre bem-humorado, ainda que por dentro esteja com uma vontade danada de mandar o cliente ir pra aquele canto;
$ Não precisa mentir nem omitir acerca dos produtos. Se não tem, não precisa dizer que vai chegar amanhã. Basta dizer que não tem e que vai providenciar;
$ O bom é que nunca tenha que dizer a um cliente que tal produto não dispõe no momento;
$ Estar bem limpo, da cabeça aos pés e de preferência com uma roupa decente. Por decente, entende-se uma roupa (para os homens) que acompanhe uma camisa. O melhor é que cada balconista tivesse um uniforme, ainda que simples, mas que tivesse o nome do estabelecimento;
$ Nunca dizer ao cliente: "se não quiser este produto, vá procurar noutro lugar!"
$ Depois de atender, dar um "muito obrigado"(homens) ou "muito obrigada" (mulheres), por que mesmo que não tenha sido uma obrigação de comprar ali, o cliente poderia ter ido para outro local;
$ Enfim, deixar que o cliente ache que ele o está atendendo bem.

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