Wednesday, July 04, 2007

FATO E OPINIÃO

MURAL DO JU
Quem acessa as páginas online do Jornal de Upanema sabe o quanto é importante o tal veículo. Ele torna-se ainda mais importante para os conterrâneos ausentes de Upanema. Eles deliciam-se quando acessam o mural do JU e mandam uma mensagem de feliz aniversário para um amigo ou parente, ou até mesmo um "fulano de tal, estarei aí bombando no próximo final de semana." Ou "fulano, eu gosto muito de você". Para estes a censura vai fazer falta. Outros resolveram aproveitar o espaço para dizerem que seriam candidatos na próxima eleição. Outros colocaram temas polêmicos para serem comentados. Até aí, tudo bem. Contrário de mal com l. Uma outra categoria aproveitou as falhas do sistema e se esconderam atrás de pseudônimos. Ainda até aí, tudo bem. Quando, porém, alguns abusaram dos pseudônimos e escreveram textos desrespeitosos, usando cachorradônimos, então acho que chegou a hora da censura. Acontece isso porque muita gente não entende o verdadeiro sentido da palavra democracia : demo – povo e cracia- governo (governo do povo). Para eles, demo não é povo. Demo é o demo, como diriam nossos antepassados. Firmados nesse falso conceito, eles apelam quando o mural sai fora do ar ou passa por uma censura. Dizia o professor Ramos que muita gente não se acostuma com a democracia e só merece viver na censura e ditadura. Não que ele defendesse a ditadura, mas que há casos isolados de pessoas assim. Nos últimos dias os debates viraram cachorrada. Era anti-marizeiros contra marizeiros da gema. Era esculhambação para todo lado. O preconceito chegou a um grau insuportável. Havia Mané Bola de todas as cores que irritou até o próprio original da internet (se é que existe este). Ainda uns abusavam de escreverem errado. O resultado é que o mural está fora do ar e como quase sempre, quem paga o pato é quem não devia pagar.

3 Comments:

Blogger Josiel said...

Só você mesmo Xavier, pra sair com esses comentários. Parabéns gostei do que li.

6:55 PM  
Blogger Frederico Evandro said...

É verdade caro Professor, concordo em número, grau e gênero com os dizeres do texto. Aproveito pra ressaltar a existência dos pseudônimos que tentam manter o nível e o bom humor dos seus comentários, sem assassinar a gramática nem violentar a fonética com palavrões preconceituosos, falo como alguém que você conhece e que você sabe do meu conhecimento de longas datas dos acontecimentos de Upanema. Uso pseudônimo porque numa cidade retrograda como a nossa, onde as críticas só podem existir entre adversários, esse artifício faz-se necessário e abre espaço para expor uma visão compartilhadas por alguns, mas que ninguém ousa dizer para não ser apontado na rua sob a acusação de ter ‘aderido’.

10:28 AM  
Blogger Mané Bola said...

Parabéns meu amigo Xavier, você foi brilhante em seu comentário. Saiba que eu sempre primei por um debate saudável, imparcial e gramaticalmente correto. Busco incrementar a isso, uma pitadinha de bom humor, a exemplo do meu amigo FREDERICO EVANDRO, que por sinal seu muito bem quem é ele. Mas quanto a censura não concordo, ou seja, é bom que exista um filtro no recebimento das mensagens para que as beisteiras maiores não passem.

6:26 PM  

Post a Comment

<< Home