Tuesday, April 17, 2007

CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE

AÇU

Açu (Assú), segundo o Glossário Paraense, é um sufixo muito comum: jacaré-açu, cupuaçu, cauaçu,etc. em tupi significa grande. O Aurélio Eletrônico diz que açu significa grande; considerável. Soares Amora escreve: Grande.
"Nos idos de 1650, a terra rica em lavoura e pecuária do vale tinha a presença de vários grupos indígenas pertencentes à nação dos janduís. Nessa mesma época, o homem branco começava a explorar os potenciais da região, gerando amplo conflito de interesses com os índios. O homem branco partindo para a criação bovina, e os janduís considerando legítima a caça ao gado.
Devido à intensidade das lutas entre brancos e índios, o conflito ficou conhecido como a Guerra dos bárbaros. (...)
Com a presença de Bernardo Vieira de Melo, governador da Capitania do Estado, surgiu no grande vale, em 1696, o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres. Estava começando a existência de um dos mais antigos municípios do Rio Grande do Norte, e da maior do Vale do Açu. Bernardo Vieira instalou-se com seus soldados no novo arraial e permaneceu vários meses na localidade. (...)
Açu está localizado na Região do Vale do Açu, a 206 quilômetros da capital do Estado, limitando-se com os municípios de Serra do Mel, Carnaubais, Paraú, Jucurutu, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Ipanguaçu, São Rafael, Mossoró e Upanema. (...) Açu é a terra das cerâmicas, dos produtos hortifrutigranjeiros, e de uma forte agropecuária. " (Terras Potiguares, de Marcus César Cavalcanti de Morais)
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves e o Campi avançado da UERN constituem-se em destaques da cidade.
A propósito, Açu antigamente escrevia-se com dois esses, e hoje?

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Xavier, hoje se escreve com "h".

4:17 AM  

Post a Comment

<< Home