Monday, October 01, 2007

COMO LER UM LIVRO CORRETAMENTE

É do conhecimento público que muita gente lê, porém não entende. Ou seja, sabe apenas decifrar as letras, mas não consegue entender o que está lendo. Há pessoas que não têm vergonha de dizer que quando chegam na segunda página de um livro já não sabem de nada do que leu. Vou tentar dar algumas dicas que retirei da internet e outras que me ocorreram com a vivência, para ajudar você, se é o caso. Se não, você pode ajudar a outras pessoas:
▪ Comece por escolher um local tranqüilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão depende do nível cultural do leitor, que vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura. Lembre-se que a leitura deve ser muito mais com a mente que com os olhos e lábios.
▪ Não passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Recorra a dicionários ou enciclopédias para compreender algumas palavras desconhecidas. No entanto, não se deve interromper demais a leitura.
▪ Sublinhar ou assinalar passagens (levemente) com um marcador, principalmente se o livro for seu.
▪ Ao encontrar expressões especializadas, (de medicina, direito, etc.) procure conhecer e anotar seus significados. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação de sua leitura.
▪ Nunca esquecer de repousar, pois uma mente cansada aprende pouco e retém com dificuldade. Um gole de água ou suco nos intervalos fará muito bem.
▪ Iniciar por temas interessantes. Se você gosta de animais, poderá não gostar de ler um livro sobre política.
▪ Desligar o som. Não sei como muita gente lê com o som nas alturas. Depois reclama que não compreendeu nada. Mas como nesse mundo tem de tudo, acho que, como diz o filósofo Mané Gondim: “Tudo pode acontecer!’

0 Comments:

Post a Comment

<< Home