Sunday, September 16, 2007

UPANEMA, 54 ANOS

Segundo alguns historiadores, os primeiros habitantes da região foram os índios Pêgas, cujo local de aldeamento denominava-se Baixa das Tropas, atualmente Sítio Lagoa Vermelha, a 2,5 km de distância do município.
O território recebeu os primeiros povoadores por volta de 1750, entretanto, somente em 1867 foi que padre Adelino de Brito Dantas principiou o povoado, tendo naquele ano sob uma árvore, celebrado a primeira missa, vindo logo após a construir uma capela de taipa, tendo como orago Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem permanece até os dias atuais em uma capela maior construída de alvenaria, edificada graças aos esforços e abnegação de alguns filhos do lugar.Durante vários anos o povoado teve as denominações de Curral da Várzea, Rua da Palha, Conceição de Upanema, e finalmente, Upanema, que é uma corruptela do vocábulo “panema”.

SITUAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA
O povoado de Upanema transformou-se em distrito em 31 de outubro de 1938, por força do decreto estadual nº 603. em 1953 a Lei Estadual nº 874, de 16 de setembro, elevou o distrito a categoria de município, desmembrando-se de Augusto Severo (Campo Grande), cuja instalação teve lugar no dia 1º de janeiro de 1954. O primeiro prefeito foi o Capitão José Gomes de Souza Bastos, da polícia militar do Estado, nomeado provisoriamente pelo governador do Estado, o Dr. Sílvio Piza Pedroza. O seu primeiro prefeito constitucional foi o senhor Silvestrre Veras Barbosa, seguindo-se dos senhores Vicente de Paula Rocha, Antônio Lopes Sobrinho, Luiz Cândido Bezerra, Rosvaldo Bezerra de Medeiros, José Lopes Bezerra, Luiz Cândido Bezerra (2º mandato)Faleceu no decorrer do mandato, vindo a assumir o vice, Antônio Targino Sobrinho, Valério Augusto Tavares de Mendonça, Antônio Targino Sobrinho, Amarildo Martins Tavares e Jorge Luiz Costa de Oliveira, que foi o primeiro prefeito a ser reeleito.

EDUCAÇÃO
Em março de 1968, foi instalado o Ginásio Agrícola Municipal de upanema, que depois passou a se chamar “Escola Municipal 31 de Março”. Em 1979 foi criada a Campanha de Escolas da Comunidade – CNEC – reconhecida de utilidade pública pelo decreto nº 36.505, de 30 de novembro de 1954. A escola hoje pertence a rede estadual de ensino e é denominada “Escola Estadual José Calazans Freire – Ensino Fundamental e Médio. Há outra escola da rede estadual, a “Escola Estadual Prof. Alfredo Simonetti”, apenas do ensino fundamental. Há uma escola da rede municipal, a “Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo”, também funcionando somente o ensino fundamental. Na zona existem algumas escolas municipais. Há apenas uma escola particular: Escola Evangélica Professor José Inácio da costa, com funcionamento do ensino do jardim ao ensino fundamental menor.

COMUNICAÇÃO
Existe na sede do município uma agência dos correios, oferecendo vários serviços incluindo um banco postal; o sistema DDD; circulação de alguns jornais do Estado; uma antena parabólica que capta os sinais da Inter TV Cabugi e Ponta Negra da capital; uma FM Comunitária – FM Liberdade 104,9; sistema de internet via rádio; algumas lan houses; um jornal – Jornal de Upanema – fundado em 26 de outubro de 2003.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home