Sunday, December 31, 2006

POLÊMICA

Depois do enforcamento de Saddan Hussein, acho que está na hora de abrirmos uma velha discussão da pena de morte. Os leitores deste blog poderão dar suas opiniões sobre o tema. Começo logo dizendo que sou contra. E vocês?

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Xavier,
sou totalmente contra a pena de morte!
Sim a prisão perpétua!

9:52 AM  
Anonymous Anonymous said...

Como todos nós sabemos, a questão da pena de morte é uma polêmica sem fim. Por isso gostaria de parabenizar Xavier por abordar esse tema em seu Blog.
O brilhante comentário de Onildo reflete tudo o que acontece em nossa hipócrita e injusta sociedade. Se analisarmos bem, veremos que o principal problema está diretamente relacionado às leis do País. A má interpretação das leis, as falhas e as brechas no sistema processual penal e a corrupção do judiciário, em minha opinião, é o que mais contribui para o caos existente em nossa sociedade. Não isento de culpa a Polícia, que tem grandes exemplos de corrupção divulgados diariamente pela mídia. Mas se olharmos bem, verificamos que basta querer e teremos exemplos diários de trabalho bem feito, como é o caso da Polícia Federal.
O executivo e o legislativo são outros poderes que contribuem para o descaso da segurança nacional. Casos de corrupção e roubalheira do dinheiro público envolvendo políticos já não têm mais graça, virou rotina.
E a sociedade? Ah, a sociedade é quem é a vítima nessa conversa! Também. Mas, a sociedade imediatista e omissa tem parcela de culpa nesse contexto. E como tem!
Diante de um quadro onde temos governos corruptos, polícia despreparada, sociedade burra que elege ladrões e depois quer se fazer de vítima, somente um poder judiciário forte, com leis que lhe sirvam de sustentáculo para aplicação da justiça poderia resolver nosso problema. Do jeito que está à pena de morte nunca será aprovada no País. Qual o político que vai querer aprovar uma lei que o prejudique? Isso não quer dizer que eu sou a favor da pena de morte. Não sou por um simples motivo: Nós somos humanos e sujeitos a falhas. Uma vida, somente uma vida tirada injustamente, não justificaria a pena de morte. Se for pra vivermos em uma sociedade pacífica através da morte de um inocente, prefiro enfrentar o que estamos vivendo. A sociedade imediatista e burra é facilmente enganada e manobrada por uma imprensa havida por audiência. Casos como o da Escola de Base, em São Paulo, onde o casal dono da escola foi acusado de molestar crianças que ali estudavam, seriam julgados e condenados mais rápido do que Sadam Hussein aqui no Brasil. No entanto, depois de massacrados e perdido tudo que construíram, descobriu-se que nada do que eram acusados tinham feito. Se tivéssemos a pena de morte, seriam dois inocentes que teriam suas vidas ceifadas por nossa hipócrita sociedade. Casos como a Escola de Base, parecem distantes da nossa vida, mas, casos como esses fundamentam meu pensamento a respeito da pena de morte.

6:14 AM  
Blogger Entretendo & Sinformando said...

Sou total e infinitamente contra por diversos motivos. Os que advogam a pena capital o fazem baseados em premissas aparentemente verdadeiras. Uma delas é que os outros pensarão duas ou mais vezes antes de praticarem um crime hediondo. Ora, quantos Saddans ficaram no Iraque depois de sua morte? O que motivou o presidente iraquiano a matar tanta gente? Não teria sido a ambição e o poder desenfreado? Quantas pessoas apanham na delegacia por terem cometido delitos e voltam a praticar a mesma coisa? E quantos deixaram de praticar crimes hediondos nos EUA ?(mesmo nos Estados que a pena é capital). Aqui mesmo no Brasil muita gente se enquadraria para ser executada, caso tivéssemos a pena de morte. Não seria a solução porque há por trás de tudo outros motivos graves. O uso e tráfico de drogas é um dos grandes motivos. Muitos cometeram crimes bárbaros por esse motivo. Sozinhos (sem o entorpecente) eles não dariam nem um empurrão em ninguém. Com a droga, o ser humano mata até a mãe. Crimes hediondos, em geral, são praticados por pessoas em estado de total descontrole, provisório ou permanente, de suas faculdades mentais.
A solução seria um combate rigoroso das drogas. Aí é onde o bicho pega. A PF não consegue combater com eficiência em razão de o Código Penal deixar brechas demais. O réu primário não deveria existir. O menor de dezoito anos não poder ser preso, é um absurdo. Conclusão: é necessária a mudança urgente do nosso código e mudarmos a cultura da impunidade. Também alguns crimes tem a ver com educação, apesar de alguns deles serem praticados por pessoas de cultura e educação refinada.
O caminho seria a prisão perpétua, tendo em vista que o criminoso pagaria com mais justiça pelo que fez. E se porventura houvesse um erro no julgamento, haveria tempo de consertar, pelo menos parcialmente.
Na sociedade há uma sensação de impunidade, disse Onildo. É verdade. E a sociedade está respaldada num outro argumento que os defensores da pena de morte defendem abertamente: a da vingança. É a Lei do Talião: olho por olho, dente por dente. Dizia Mahatma Gandhi : “Um olho por um olho acabará por deixar toda a humanidade cega!" É vital deter a propagação do mal, não expandi-la! Baseado no principio da vingança, que moral terá o Estado em combater a criminalidade quando ela mesma legitima a morte?
Sobre o que Anaximandro falou de erros no julgamento de pessoas, temos aos montes. E nos Estados Unidos, país “certo”, “cristão” e dos sonhos de muita gente, houve muitos casos de erros no judiciário, através dos quais as pessoas foram penalizadas com a morte e alguns anos foi descoberto que tinha havido falha e o verdadeiro autor confessou o crime.
No Brasil não podemos medir o prejuízo que muitos teriam se implantássemos esse regime. Voltarei a comentar, se necessário for, outros motivos de eu não defender a pena de morte, inclusive os motivos da moral e da religião.

6:03 AM  
Blogger Tiago Canuto said...

Ter um sistema judiciário que funcione e seja rápido, e uma polícia que exerça sua função em todos as frontes, daria mais medo nos criminosos do que o fato de existir a pena capital. Onde existem advogados, juízes e promotores corruptos, não há lei que ponha medo em ninguém, isso por que no fim quem tiver dinheiro e influência jamais será condenado, e caso seja, geralmente passa pouco tempo atrás das grades, depois se arruma uma brecha no nosso ultrapassado código penal (que é da década de 30), e o marginal esta as soltas novamente. A certeza da punição, e não a severidade da lei, faz um efeito muito maior na mente de quem está pra cometer um delito. Não deixo de considerar que a pena de morte possa existir; apesar de minhas emoções não aprovarem muito a idéia; mas como dito aqui nesses comentários, precisa-se de uma sociedade bem organizada e com instituições amadurecidas o bastante para tal. Acredito no Brasil, que ultimamente tem me surpreendido: dia desses Paulo Maluf estava na cadeia, estamos mudando e pra melhor! A polícia federal parece que deixou de ter rabo preso e investiga tudo e a todos (o melhor amigo do Presidente perdeu o cargo que mandava no país, renunciou para não ser cassado), o Ministério Público estar cada vez mais atuante e isento, nem tudo esta perfeito ainda, mas os acontecimentos do último biênio me confortam e me faz acreditar em um futuro promissor para o nosso Brasil.

10:15 AM  
Blogger Entretendo & Sinformando said...

Tiago,
Estava eu pensando em comentar algo mais sobre o tema da pena de morte, mas você explicou o resto. Antes, porém, Ricardo tinha feito uma boa síntese do assunto. Você chegou para completar. Acho que não há mais o que dizer. Ou há?

4:02 AM  

Post a Comment

<< Home