Friday, August 18, 2006

EDIÇÕES DO LINGU@GEM.COM DO Jornal de Upanema

1a edição (Outubro de 2003)

RECORDES
@ O Brasil teve três campeões mundiais de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Os dois primeiros eram pilotos cerebrais, estrategistas frios que não se incomodavam em chegar em segundo lugar ou em último. Buscavam a regularidade durante o campeonato. O que queriam era vencerem o campeonato. Senna não. Ele queria ser sempre o primeiro, quebrar todos os recordes.
· O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é a personalidade que bateu recorde de entrevistado nas páginas amarelas da revista VEJA.
· Desemprego, inflação e pobreza atingem recordes históricos na Venezuela.
· Em 1990, Paul McCartney bateu o recorde de público em espetáculos musicais solo. Levou 184.000 pessoas ao estádio Maracanã, uma marca que resiste até hoje.

¨ As notícias acima, retiradas da revista VEJA, exemplificam a grafia correta da palavra em destaque(recorde). Ela deve ser escrita e pronunciada como paroxítona, isto é, a penúltima sílaba com intensidade mais forte. Não como é dito diariamente pela grande imprensa brasileira. Assim, récorde consiste numa impropriedade e erro grosseiro para os falantes da Língua Portuguesa.

INTERNET
@ É o maior e o mais eficiente meio de comunicação até o presente. É um conjunto de redes de computadores ligados entre si que proporcionam a interação. Através dela podemos mandar e receber mensagens, fazer negócios, jogar, estudar, deixar de enfrentar filas em banco, etc. O www é uma sigla que introduz o usuário da internet na rede logo após a conexão e é a porta de entrada para se entrar num site. Entretanto, muita gente não sabe o significado da sigla acima. Pois vamos a ela. www é de origem inglesa e vem das palavras Worldwide Web que significa literalmente “teia de âmbito mundial”.

DATAS COMEMORATIVAS
@ O dia 3 de novembro é dia do cabeleireiro. A data é desconhecida de muita gente. A palavra é igualmente pronunciada e escrita por muitos de forma errada. Portanto, leia outra vez e, para nunca errar, observe que na palavra cabeleireiro existe, no seu interior, uma lei e um rei.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home