Wednesday, August 09, 2006

ARTIGO

E A VIDA CONTINUA (lembranças da Copa)

Por João Carlos Neto


No Brasil quando o assunto é futebol não há quem não dê uma opinião, ainda que seja para dizer que futebol é coisa errada, que há gente ganhando demais acima da média brasileira. O certo é que ninguém fica calado.
E quando se fala em seleção brasileira, aí o negócio esquenta, pois cada torcedor tem uma seleção diferente. De sorte que ser técnico do Brasil tem muita vantagem, mas há pelo menos duas grandes desvantagens: temos uma safra grande de jogadores bons, tão bons que há muito tempo foi preciso exportar. A outra desvantagem é ter que lidar com os cento e oitenta e tantos milhões de técnicos fora do campo. Estes dão muito trabalho nas horas mais difíceis da seleção. Primeiro, quando o time vai ser convocado. Fulano e fulano é pra ir. Outro acolá, por estar comendo a bola também não pode faltar. Beltrano, do time que torço é bom e não pode ficar de fora. Para a copa da Alemanha Ronaldo não deveria ser convocado, na ótica de alguns torcedores. Como resposta, ele fez três gols e bateu o recorde mundial do jogador que mais marcou gols em copas do mundo. O goleiro de Portugal está lá porque Luiz Filipe Scolari quis, não por causa da torcida. Parreira venceu a copa de 1994 por pura teimosia. Acertou. Se não tivesse levado Romário, como muitos queriam, o Brasil não teria sido tetra naquele ano. Em 2002, Scolari venceu a copa e uma parte do corpo da torcida brasileira. Essa torcida que quer mandar no técnico não queria Ronaldo na seleção.
Vencida a etapa crítica da convocação, o técnico convoca seus vinte e três. Aqueles torcedores só poderão ficar do lado do Brasil, ou murmurar até o fim.
Sei que assunto desagradável não se deve voltar a tona, porém é bom a gente refletir sobre o porquê da derrota do Brasil com a França. Um dos motivos alegados por alguns “torcedores” é que os jogadores não quiseram ganhar a copa. Será? Por que?
Numa enquete feita pelo programa “Esporte espetacular” da Rede Globo, logo após a partida, a maioria dos internautas disseram que o principal motivo foi a demora do técnico em fazer as modificações.
Por que o Brasil acabou com o sonho do hexa mais cedo? Uma das respostas é esta: o torcedor brasileiro tem uma coisa que os outros não tem: jogadores em grandes qualidades e quantidades. Então ele pensa: o Brasil tem que ganhar. (ajudado, é claro, pela grande propagando dizer que “o hexa é nosso”). Esquecem-se alguns torcedores que futebol não é ciência exata. Certo? Será que 3+2 poderá dar 4 ou 2? Hein?
É bom repetir: futebol não é ciência exata. E o que é futebol? Futebol é jogo. Um time pode jogar bem e perder o jogo. Num azar, uma bola pode não entrar ou bater na trave. Um time poderá jogar mal e ganhar o jogo. Futebol é jogo. Num jogo é necessário jogar bem, pra frente e com determinação e sem medo do adversário. A impressão que tivemos é que os onze estavam com muito medo de se repetir outras tragédias do passado com a mesma França. E cá pra nós: qual era o torcedor brasileiro que não estava com o maior medo daquilo acontecer outra vez? Imagine os jogadores dentro de campo.
O que fazer agora? Chorar? Esculhambar o técnico? Se cada um de nós estivéssemos lá, o que faríamos? Para começar, o time não seria o mesmo e não podemos garantir que a seleção teria ido tão longe. Sabemos de uma coisa: o Brasil não jogou bem, apesar de ter o time melhor do mundo. A França jogou melhor, apesar de ter dois ou três bons jogadores. O resto é só perna de pau. Apenas eles jogaram pra frente, sem medo de perder. O que precisamos fazer agora é nos voltar para outras realidades. Olhemos para o que está acontecendo aqui bem perto do nosso nariz. As eleições vêm aí. Os candidatos estão fazendo costuras políticas que poderão mudar nossas vidas. Para bem ou para pior do que está. A derrota do Brasil é lição para nós também na política. Depois de apurados os votos, se os nossos candidatos não forem vencedores, lembremos da copa da Alemanha. O candidato em quem você vai votar só ganhará se jogar bem. Infelizmente, não é necessário ser bom. Só precisa fazer boas jogadas e que ultrapasse os adve5rsários.
Que fique registrado isso: apesar das derrotas, a vida continua.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home