Monday, June 30, 2008

COMPORTAMENTO

O QUE FAZER NESSE FIM DE RECESSO ESCOLAR


Nesse fim de recesso o que podemos fazer é curtir bastante essa folguinha que sempre temos no meio do ano, porque daqui a oito dias já estaremos de novo no batente. Para nós professores o batente é a sala de aula. Lá teremos de ouvir a mesma coisa dos anos anteriores: “ôu, de novo aula! Era para demorar mais! Essas aulas de novo!”
E nós professores, ficamos com vontade de dizer a mesma coisa.
O que mais temos a fazer? Da parte dos professores temos bastante, principalmente para os que ainda não corrigiram as atividades antes do recesso.
Para os alunos, se não foi dar um passeiozinho ali em Mossoró, Natal ou Zona Rural da cidade, se puder, faça isso. Pelo menos na zona rural, como num assentamento desses daqui, é bom. Vão e tenham uma experiência de vida diferente. Lembrem-se de que vocês ainda têm muito que aprender. Sintam o cheiro do mato ao acordar ou o berrado de um ovelha ou um mugido de uma vaca. Vão, porque lá não tem muriçoca. Nem livro ou caderno para “atormentar”. Estou falando só para uma parcela de pessoas que não merecem o titulo de estudante.
Ah! Há lugares por aí no sítio que também há livros para ler. São as chamadas “Arcas das letras.”
Dormir. Para quem gosta, é bom demais. Mas cuidado! Não vão ficar mal acostumado porque na próxima semana as aulas vão recomeçar.