Monday, December 10, 2007

SOLETRANDO

Na sexta-feira, 7 de dezembro, tivemos uma disputa bem disputada entre os finalistas do Soletrando da Festa da Padroeira upanemense. Rafael, do Alfredo Simonetti e Isadora, da Escola Maria Gorete resistiram a todas as pressões e ao nível das palavras, que eram bastante difíceis. Houve choro de muita gente. Mas no final, os dois saíram vencedores porque o prefeito, em nome da CLC, doou a outra bolsa. Esclarecendo: Somente um ganharia uma bolsa, ofertada pelo Colégio Diocesano. Agora, só resta aos dois vencedores muito estudo.

Sunday, December 02, 2007

ELEIÇÕES 2008

Muita gente incha o peito e diz que não gosta de política. Nada mais mentiroso. As pessoas gostam, sim, principalmente da pior. É verdade. A pior é aquela de se votar em alguém de olhos fechados ou pela paixão política. As pessoas não gostam tanto de política que anteciparam o pleito em mais de um ano. Especulações de todas as cores apareceram no cenário local. Mas o povão não tem culpa pela antecipação porque os próprios políticos antecipam. Se os pre´-candidatos antecipam, o povão vai atrás. (O vereador Nonato Garcia se diz recém-convertido ao grupo de Luiz Jairo e já está em plena campanha anti-Jorge, ao andar com o pré-candidato do PSB já fazendo política.) Retomando o assunto que abordei no início desse texto, digo que as pessoas gostam de política e antecipam o pleito. São imitadores dos políticos. Digam tudo, mas não me venham dizer que não gostam de política.
Obs: O grupo do prefeito Jorge Luiz também está fazendo política neste atual momento. É o jogo do poder. Ganha quem jogar melhor.

Saturday, December 01, 2007

SHOW DO PADRE JOÃO CARLOS

Hoje Upanema recebe outra vez o Padre João Carlos, padre Salesiano, que mora em Recife e faz shows em todo o Brasil.
Eis algumas perguntas que selecionamos de uma conversa que fizemos, eu e Renata Carvalho, em agosto, quando ele esteve aqui e fez uma show-mensagem na praça Padre Adelino.

1.Qual foi a impressão que teve da região?

PADRE JOÃO CARLOS: Um nível cultural bastante elevado. Sobre a Igreja, um nível de organização muito bom. Uma presença de igreja muito boa. A acolhida, com muito carinho.
2. Quantos shows por mês?
PADRE JOÃO CARLOS : Entre a cinco a seis eventos por mês.
3. Qual o público-alvo?
PADRE JOÃO CARLOS : Todo mundo. A juventude tem um lugar especial. Sempre há uma grande participação de todos. O show é voltado para as famílias.
4. O pessoal pede músicas?
PADRE JOÃO CARLOS : Se pedir, deixo um momento especial para isso.
5. Tipo de música?
PADRE JOÃO CARLOS : Mais a música de Igreja, a música-mensagem, de qualidade.
6. Como formou o grande palco?
PADRE JOÃO CARLOS : Foram investimentos aos poucos. Primeiro, pequenos equipamentos. A carreta, com iluminação imagens, vieram aos poucos. Há também um grande gasto, com o transporte, alimentos, etc.
7. Fale sobre os 24 anos de ordenação:
PADRE JOÃO CARLOS : Ordenado em 28 de agosto de 1983. Lançarei o CD “Consagração” em setembro. (O CD já está gravado e será cantado hoje à noite).
8. Fale sobre os 14 anos de Banda.
PADRE JOÃO CARLOS : São 14 anos de trabalho. Na última contagem, tínhamos 1500 shows. Andamos em todos os estados da federação, mas o Nordeste é onde se concentram as maiores apresentações onde fazemos shows. Já fomos à Itália e Alemanha. Temos programa diário de rádio em Recife.
9. E os resultados do trabalho?
PADRE JOÃO CARLOS : Não colhemos os frutos imediatamente. Mas penso que temos reforçado os trabalhos nas paróquias e a evangelização. Nesse sentido temos contribuído muito. Através da música, muitos têm encontrado força. Quem nos escuta tem dado alguns testemunhos.
10. Qual o perfil da banda?
PADRE JOÃO CARLOS : São profissionais, técnicos de iluminação, eletricidade, de palco, mesa de som e os músicos, vocalistas, de estudos. São pessoas de caminhada, de Igreja.
11. E os números?
PADRE JOÃO CARLOS : São doze componentes.
12. E a garganta, está boa?
PADRE JOÃO CARLOS : Sim. Só uma vez tive um problema, por inexperiência.
13. Pensava em ser cantor?
PADRE JOÃO CARLOS : Nem sei se já sou .(risos) No seminário havia muito incentivo à música. Lá comecei a compor. Depois de nove anos de padre, comecei a gravar. Todas as músicas são composições minhas.
14. Como se descobriu como vocacionado para ser padre?
PADRE JOÃO CARLOS : Desde menino pensava em ser padre.
15. É difícil ser padre?
PADRE JOÃO CARLOS : Não. Aquilo que a gente quer e sendo chamado por Deus, tudo fica mais fácil.
16. Deixe uma mensagem final:
PADRE JOÃO CARLOS : É hora de acordar para a fé. As Santas Missões é a hora da grande convocação. Ser igreja viver o evangelho.