Friday, September 21, 2007

DICIONÁRIO UPANEMÊS

Balaiúdo(a) – Diz-se de pessoa que está com o cabelo bem aumentado e assanhado. O cabelo nesse estado tem a forma de um balaio.
Balaio-de-gato - Confusão. Ex: Na minha rua aconteceu o maior balaio-de-gato entre duas vizinhas.
Baldear - Agitar a água tornando-a suja.
Baleia - Pessoa muito gorda.
Bale – Baile.
Bambo - Sorte. Ex: Ele acertou a ave no bambo.
Bananada - A banana misturada com leite e passada no liquidificador formando uma vitamina.
Banda - (Pras) bandas é mesmo que “naquele lugar, local”.
Banguela ou banguelo - Que não tem os dentes completos; desdentado.
Barai – Baralho.Barbatão – Pessoa velha e rabugenta.

Thursday, September 20, 2007

FEIRA DE CIÊNCIAS II

CD'S DANÇARINOS

Nesta experiência os alunos furaram uma tampa de plástico e colocaram na boca de uma bola (daquelas de festinhas de aniversário). Depois colaram num CD usado. Ao encher a bola, o ar liberado faz com que o CD deslize numa superfécie lisa e plana. Assim, o CD dança sem música, no lugar das pessoas.

FEIRA DE CIÊNCIAS DO CALAZANS

EXPERIÊNCIAS

Até agora de manhã, uma das experiências que me marcou foi a do limão com água e sem açúcar. A menina passou um pincel com a água numa folha em branco, escreveu um nome e esperou alguns segundos. Depois untou a folha com iodo, cuja função é dar cor às coisas. Depois de pouco tempo, já víamos o que ela tinha escrito.

Wednesday, September 19, 2007

FEIRA DE CIÊNCIAS

TUDO ESTÁ PRONTO

A Escola Estadual José está em agitação. Amanhã os alunos irão apresentar experiências científicas na Feira de Ciências. Teremos projetos sobre gelo seco, arco-iris, vulcões, energia mecânica, litosfera, eletromagnetismo. Para conhecer mais, venham amanhã ver de perto os meninos colocarem a mão na massa.

DICIONÁRIO UPANEMÊS

Babau! - Quer dizer: acabou-se.
Babujado – A comida. Ex: Tá na hora do babujado?
Bacana - 1. Pessoa legal 2. Alguém orgulhoso.
Bacorota – Feminino de bacorote (porco novo)
Badalo - Tagarelice; Ex: Ele tem a boca de badalo.
Badoque - Atiradeira de uma vara com uma tira de couro.
Baé – Anão.
Bagaço – Estado de quem está cansado, exausto. Ex: Hoje estou só o bagaço.
Bagageiro - A parte traseira da bicicleta ou moto e que serve para levar pessoas ou pequenas cargas.
Baião-de-dois - Feijão e arroz cozinhados juntos, misturados com ingredientes tais como queijo, nata, e temperos.

Sunday, September 16, 2007

UPANEMA, 54 ANOS

Segundo alguns historiadores, os primeiros habitantes da região foram os índios Pêgas, cujo local de aldeamento denominava-se Baixa das Tropas, atualmente Sítio Lagoa Vermelha, a 2,5 km de distância do município.
O território recebeu os primeiros povoadores por volta de 1750, entretanto, somente em 1867 foi que padre Adelino de Brito Dantas principiou o povoado, tendo naquele ano sob uma árvore, celebrado a primeira missa, vindo logo após a construir uma capela de taipa, tendo como orago Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem permanece até os dias atuais em uma capela maior construída de alvenaria, edificada graças aos esforços e abnegação de alguns filhos do lugar.Durante vários anos o povoado teve as denominações de Curral da Várzea, Rua da Palha, Conceição de Upanema, e finalmente, Upanema, que é uma corruptela do vocábulo “panema”.

SITUAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA
O povoado de Upanema transformou-se em distrito em 31 de outubro de 1938, por força do decreto estadual nº 603. em 1953 a Lei Estadual nº 874, de 16 de setembro, elevou o distrito a categoria de município, desmembrando-se de Augusto Severo (Campo Grande), cuja instalação teve lugar no dia 1º de janeiro de 1954. O primeiro prefeito foi o Capitão José Gomes de Souza Bastos, da polícia militar do Estado, nomeado provisoriamente pelo governador do Estado, o Dr. Sílvio Piza Pedroza. O seu primeiro prefeito constitucional foi o senhor Silvestrre Veras Barbosa, seguindo-se dos senhores Vicente de Paula Rocha, Antônio Lopes Sobrinho, Luiz Cândido Bezerra, Rosvaldo Bezerra de Medeiros, José Lopes Bezerra, Luiz Cândido Bezerra (2º mandato)Faleceu no decorrer do mandato, vindo a assumir o vice, Antônio Targino Sobrinho, Valério Augusto Tavares de Mendonça, Antônio Targino Sobrinho, Amarildo Martins Tavares e Jorge Luiz Costa de Oliveira, que foi o primeiro prefeito a ser reeleito.

EDUCAÇÃO
Em março de 1968, foi instalado o Ginásio Agrícola Municipal de upanema, que depois passou a se chamar “Escola Municipal 31 de Março”. Em 1979 foi criada a Campanha de Escolas da Comunidade – CNEC – reconhecida de utilidade pública pelo decreto nº 36.505, de 30 de novembro de 1954. A escola hoje pertence a rede estadual de ensino e é denominada “Escola Estadual José Calazans Freire – Ensino Fundamental e Médio. Há outra escola da rede estadual, a “Escola Estadual Prof. Alfredo Simonetti”, apenas do ensino fundamental. Há uma escola da rede municipal, a “Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo”, também funcionando somente o ensino fundamental. Na zona existem algumas escolas municipais. Há apenas uma escola particular: Escola Evangélica Professor José Inácio da costa, com funcionamento do ensino do jardim ao ensino fundamental menor.

COMUNICAÇÃO
Existe na sede do município uma agência dos correios, oferecendo vários serviços incluindo um banco postal; o sistema DDD; circulação de alguns jornais do Estado; uma antena parabólica que capta os sinais da Inter TV Cabugi e Ponta Negra da capital; uma FM Comunitária – FM Liberdade 104,9; sistema de internet via rádio; algumas lan houses; um jornal – Jornal de Upanema – fundado em 26 de outubro de 2003.

Friday, September 14, 2007

FATO E OPINIÃO

MEUS PARABÉNS

Parabéns aos aprovados no concurso da Câmara Municipal de Upanema, que além de conseguirem vencer os concorrentes, venceram a língua de certas pessoas, que foram pra disputa já derrotados. Por que? Porque achavam que as vagas seriam dos mais espertos. Resolveram menosprezar a inteligência de muitos upanemenses. Outros resolveram estudar e assim, ganharam a vaga.

Thursday, September 13, 2007

OPINIÃO DO LEITOR

SITUAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOs DE UPANEMA

Antes de ocorrer a tragédia com o boing da tam, alguns dias antes acorrera alguns acidentes sem vítimas com alguns aviões de outras empresas, motivos:pistas molhada, falta de estruturas nos portos. Quando aconteceu o esperado, ou seja a tragédia, logo buscaram tomar as devidas providências acerca deste grave acidente, que ceifou muitas vidas, envolvendo também quem estava fora da pista. Mas, o que dizer da situção dos universitário de Upanema? superlotação, abuso de caroneiro, tomando os acentos de universitário, que passam o dia trabalhando, e que a noite deveria ter o seu devido conforto. No caso da superlotação, tem comprometido o sistema de freios, e todo sistema do ônibus, animais na pista, tem sido uma grande preocupação para os estudantes, uma vez que com o excesso de peso, o ônibus não tem freado no devido momento causando inquietação e preocupação entre os estudantes. A medida tomada pelos universitários de nossa cidade foi recorrer ao prefeito de nossa cidade, para baixar uma portaria, proibindo caroneiro neste ônibus para não ocorrer uma tragédia. Nós, universitário, esperamos que as autoridades de nosso município tomem as devidas providências cabíveis, para não acontecer algo semelhante a tragédia da tam, pois é melhor reprimir do que prevenir em certos casos. Estamos buscando o melhor para nós e não podemos que pessoas que não tem objetivos e sonhos nesta vida venha interrroper nossos sonhos com suas aventuras momentãnea neste ônibus, pois este foi e é destinados para alunos que buscam ser versados no conhecimento em qualquer lugar em que estejam.


Lázaro Gondim

Estudante universitário

Thursday, September 06, 2007

EDUCANDO COM

Mais de 500 candidatos irão disputar as 7 vagas do concurso da Câmara Municipal de Upanema a ser realizado no próximo domingo, 9. No sábado, 8, o programa "Educando com a 104" vai oferecer aos candidatos um programa especial com dicas para a prova. Estarei lá como colaborador na área de português. Diógenes Matoso e Josiel darão os pitacos em Matemática.
O programa vai de 7 às 9 da manhã. Pegaremos uma hora do programa de Valdir Moura.