Friday, August 31, 2007

FATO E OPINIÃO

Os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio ou que já concluíram terão neste ano a oportunidade de assistirem aos aulões, aos sábados, com professores vindos de Mossoró. São aulões preparatórios para o vestibular, especialmente da UERN. Este será o terceiro ano que a prefeitura municipal dá aos estudantes upanemenses a oportunidade de disputar vagas na Universidade, sem que precise pagar. Acho que dessa vez vai haver mais empolgação dos alunos.
PSV
O PSV (Processo Seletivo Vocacionado) vai continuar na UERN. Assim, os candidatos só precisam estudar as matérias referentes ao curso. Isso é muito bom.

Thursday, August 30, 2007

NO TEMPO DO RONCA

Já se foi o tempo em que as crianças brincavam de "Mãozualto" ou "Mãos ao alto!" Para começar a brincadeira, usávamos a expressão "debandei!" para indicar que a luta ia começar. Hoje os meninos da mesma idade daquele tempo estão namorando sério ou já fizeram filhos. As meninas não brincam mais de queimada. Juntamente com muitos meninos, preferem a TV ou os orkuts e MSNs da vida.

Wednesday, August 29, 2007

NOVELA ANTIGA

Como tudo indica, o sonho de termos uma estrada totalmente asfaltada vai demorar a se tornar realidade. O pesadelo vai continuar, segundo as mais recentes notícias.

DICIONÁRIO UPANEMÊS

Zuruó- Estado de quem está com a cabeça e as idéias confusas.

Saturday, August 11, 2007

SOBRE A ENTREVISTA NO JU

FATOS MARCANTES DO EX-PREFEITO MANOEL LINO

O entrevistado deste mês do Jornal de Upanema me faz lembrar quando este assumiu algumas vezes em 2000 quando Amarildo Martins era impedido pela justiça.
Dois fatos da história recente de Upanema não podemos esquecer quando falamos no ex-prefeito Manoel Lino: uma é a grande quantidade de fogos de artifício tanto na entrada quanto na saída do titular Amarildo Martins. Cada vez que a justiça dava ganho de causa pra Amarildo, ouvíamos no ar um estrondo de bombas. Amarildo assumia. Quando a justiça dava direito a Manoel Lino, de igual modo ouvíamos estrondos. Até hoje quando escutamos barulho de fogos e não sabemos de que se trata, dizemos: é Amarildo que tá assumindo a prefeitura. Outro assunto ligado a Manoel Lino é o nome que associaram a ele: Manoel Limpo. Quando ele assumiu por um período maior, fez uma grande limpeza na cidade e calçou algumas ruas, inclusive uma parte da Avenida Getúlio Vargas e a rua por detrás desta.

PARLENDA

Já entrou o mês de agosto e com ele algumas comemorações. Hoje é dia do estudante. Amanhã é dos pais. E no dia 22, folclore. Aqui vai esta parlenda que aprendi desde pequeno.

Um, anum
Dois, arroz
Três, pedrês
Quatro, pé de pato
Cinco, pé de pinto
Seis, francês
Sete, canivete
Oito, biscoito,
Nove, automóvel,
Dez, besta tu és.

Saturday, August 04, 2007

POETA ANTONIO FRANCISCO

Se há algo que encanta é a poesia do cordelista Antonio Francisco. Mesmo para quem não gosta de poesia, seus versos são encantadores. Num dia desses que estive em Mossoró e passava próximo ao Oitão, vi a voz do poeta que me chamava e perguntava por Upanema. Chegou minha vez de também perguntar a ele algo. Esse algo era a Academia Brasileira de Cordel. Dela ele disse que recitou uma extensa poesia quando tomava posse. Aí o poeta meteu o par de queixo a recitar os versos que tinha feito especialmente pra sua posse em maio de 2006. Daí a poucos minutos apareceu uma porção de pessoas olhando a sua declamação. Eu fiquei ali de queixo caído, apesar de tencionar pegar o transporte de volta a Upanema. O certo é que quase não saio dali. Só saí quando o poeta saiu.

Thursday, August 02, 2007

JUMENTOS NA PISTA E BEVE ESTUDO SOBRE O JUMENTO

O cearense padre Antonio Vieira em seu livro “O jumento, nosso irmão”, fez um profundo estudo sobre essa figura tão xingada e maltratada. Além de jegue, ele tem outros nomes, como asno, burro, burrico e jerico. O autor cearense escreveu em seu livro que “o jumento na Grécia está tão integrado à comunidade social que seu nome transpõe as fronteiras da língua comum e invade o campo do lar par designar pessoas e lugares. Muitas famílias gregas tem nome asinino. Onésimo – discípulo de São Paulo, escravo de Filemon, rico habitante de Colosses, a quem o Apóstolo fez uma carta de recomendação; Onesíforo – discípulo dos Apóstolos, martirizado no Helesponto; Onias – nome de quatro grandes sacrificadores dos judeus; Onesicrito – historiador grego, natural de Égina. Acompanhou Alexandre Magno à Ásia e escreveu a história da expedição; Onosander – escritor grego que viveu no reinado de Cláudio; Anuphrio – santo anacoreta que viveu, no século quarto, no Egito; Onofre – anacoreta que foi encontrado no deserto por Santo Antão e é invocado universalmente pela cristandade; Unias – nome próprio empregado usualmente entre nós; Onos – cidade constantemente citada nas Sagradas Escrituras.” Na língua portuguesa, o animal tem muitos apelidos, entre os quais muitos já conhecemos. Eis alguns citados pelo escritor: Adevogado das Bestas – equivale a marido das bestas; Apara-Raio – todas as pancadas lhe vêm ter ao lombo; Agüenta-Seca – é o animal de maior resistência ao tempo das calamidades climáticas; Alicate- quando pega um animal pelo dente custa a soltar; Atrasa-Viagem- é muito moroso como animal de sela; Ajuda-Mamãe – termo carinhoso pelos bons préstimos caseiros; Babau – primitivamente moeda portuguesa de pouco valor; Bate-Orelha – as orelhas do jumento são o seu tudo: radar, defesa, calcanhar-de-aquiles, índice das reações emotivas,etc. Constantemente elas batem e se movimentam, regulando todas as emoções.” A lista de apelidos vai ser interrompida, pois vai até a letra z. Hoje nas estradas do Brasil, mais especialmente a que liga Upanema a Mossoró, vemos um grande número de asininos, muito superior ao número de apelidos que deram ao pobre jumento. Eles muitas vezes foram vitimas e vitimaram muita gente, não por culpa deles, mas por culpa do próprio homem (ser humano), diga-se com mais precisão, as autoridades que são responsáveis pela retirada deles e também de igual forma, os seus donos. Atenção! Jumentos na pista! O que vamos fazer com eles?