Wednesday, January 31, 2007

TOLERÂNCIA ZERO

Está fazendo um calor daqueles, que ninguém suporta sem resmungar. Aí o cara chega pra outro e diz assim, de cara de pau: Esse calor só pode ser chuva. O interlocutor não suporta e lasca: Não é chuva, não! Chuva é água! Se fosse chuva estaria escorrendo água pelas goteiras, pelo chão.

Monday, January 29, 2007

MAIS VELHO DO QUE EU

A bênção, pai!
Deus te abençoe! Ou: Deus te dê fortuna!

Saturday, January 27, 2007

DICIONÁRIO UPANEMÊS

LEVAR PRA LUÍS FERREIRO
Quando uma pessoa atirava uma pedra e não chegava nem perto de acertar ou dava um chute na bola e não chegava nem perto do gol, costumava-se dizer que era bom levar o pé ou o braço pra Seu Luís Ferreira consertar. Seu Luís tinha uma oficina de moldar ferros em geral. Só ele poderia dar jeito. Conhecia esta expressão, Carlos Lopes?

Thursday, January 25, 2007

ESTÓRIAS COM AGAR

TENTANDO LARGAR UM VÍCIO

Saibam que para se largar um vício o ser humano dar muitas voltas, faz muitas artimanhas. Isso também varia de pessoa pra pessoa. Há até os que deixam de fumar somente na presença dos outros. Dizem assim: deixei hoje. Aí passa um bom tempo enganado os outros. A si mesmo, não. Há os que deixam por um capricho ou por motivos religiosos, ou por motivo de saúde dele ou dos outros, por uma promessa.
Talvez você já esteja cansado de tanto comentário preliminar. Então vamos a curta história. Esta se deu no comecinho dos anos oitenta. Um rapaz costumava realizar encontros religiosos nas casas. Auxiliado por uma vitrola, realizava pequenos encontros em casa de pessoas amigas. Tocava umas músicas, depois fazia uma homilia. Às vezes saía um bolinho com refrigerante, tendo em vista que as celebrações quase sempre era de aniversário. Depois do encontro, conversa vai, conversa vem, na roda da conversa, estava um velho muito viciado em mascar fumo. Todos ali exortavam para que ele deixasse de uma vez aquele maldito vício, porque só traz doença. “Deixe esse vício maldito, pois só assim o senhor poderá viver mais uns anos. Isso não presta. É uma porqueira. Rebole isso! Faça um esforço, velho! Além de gastar a saúde, gasta também dinheiro. Pra que gastar naquilo que não é pão?!” Eram estes os conselhos na cara do velho. Aí ele não resistiu: enfiou a mão num bolso da calça e tirou um pacote de fumo, quase lacrado. Parece que tinha usado somente uma vez. Era um velho vocacionado para a mascação. Não contou conversa. Jogou-o com toda força no pé de uma castanhola em frente da casa onde estavam. O rebolo foi acompanhado de palavrões contra o fumo e o maldito vício: “coisa ruim, porqueira, vai pra lá. Nunca mais vou botar tu na boca! Te desconjuro!” Nessa altura, eu que sou um narrador personagem da história, (inclusive até fui um dos conselheiros do velho) já tinha lanchado, fui pra casa dormir. Pra terminar a história, (que está cada vez mais sem graça) confesso que até há dois ou três anos atrás pensava eu que o velho tinha largado para sempre a mascança de fumo. Não. Um dos participantes daquele encontro me disse que o velho não se conteve e apanhou o pacote de fumo, levando-o para casa. Findando agora a história. De verdade. O senhor mascador de fumo morreu como um autêntico mascador de fumo. Parabéns pra você pela coragem de ter lido esta história verídica. Você se for viciado em qualquer coisa, pode tentar deixar, porque se conseguiu ler esta enfadonha e mal contada estória com agar, conseguirá vencer qualquer vício.

Wednesday, January 24, 2007

COISAS DA LÍNGUA

Vi na TV uma mulher engolir a língua literalmente. Ela engolia e depois desengolia. E por falar em engolir a língua, dizemos por aqui que quando uma comida é muito boa, dizemos que é boa de engolir a língua. Não é que nem em todo Brasil essa expressão tem esse sentido? Pois é. Em Rondônia, mais precisamente em Nova Brasilândia do Oeste, engolir a língua ou é usada no sentido literal ou significando que a pessoa deve se calar. Engula sua língua, isto é, cale-se porque você não tem razão.

QUANDO O BLOGUEIRO NÃO TEM O QUE ESCREVER

Chupei um sorvete de pavê pa vê se era bom.

Monday, January 22, 2007

COISAS DA LÍNGUA

Aonde passo, ouço pessoas dizendo: “Eu quero é barroar!” Perguntei a uma delas o que isso significa e ela me respondeu: às vezes significa fazer aquelas coisas (que você deve tá pensando). Às vezes significa simplesmente paquerar. Essa mocidade inventa cada coisa!

FATO E OPINIÃO

· A Av. Antônio Vitorino poderá ser asfaltada antes o carnaval. Foi o que disse o secretário de obras, Rivaldo Gondim, no programa da prefeitura, na FM 104. O trecho é pegando dali próximo de Zé Touta arrastando até o final do IPE.
· Há poucas ruas em Upanema que faltam ser calçadas. A pavimentação das imediações do estádio Calazans Freire está bem próxima de ser concretizada. Boa parte do material já foi encostado e o chão rasgado pelo trator. O calçamento infelizmente não alivia o problema da falta de saneamento básico, principalmente dos esgotos que correm para o rio. Escutei nesta semana algumas notícias boas sobre o saneamento no Brasil. O presidente Lula prometeu que vai fazer fortes investimentos nessa área durante os próximos quatro anos. Que venha o saneamento. Upanema não pode mais esperar.

Sunday, January 21, 2007

NOTÍCIA

UPANEMA IMPORTA E EXPORTA JUMENTO AO MESMO TEMPO

Esta poderia ser uma notícia rica de informações se eu soubesse mais detalhes. Mas vai assim mesmo. Soube através do programa da FM 104,9 “Upanema em Ação”, um jornal falado da prefeitura, que na semana passada foram despejados 21 jumentos nas imediações do Sítio Barreiras. E que no segundo dia de carnaval do ano passado uma outra quantidade de asno (pra não repetir a palavra jumento) foi solta na saída para a cidade de Campo Grande. Até aí foi a importação desses animais. Agora vejam como acontece a exportação. Soube também que Zé Garcia (que cuida dos animais soltos na cidade) já tem o telefone de um baiano que está fazendo um rapa em jumentos na região. Pra fazer o quê, não sei. O camarada está prestando um grande serviço ao povo upanemense tendo em vista que, apesar de o jumento ser nosso irmão, como cantava Luiz Gonzaga, o rei do baião e escreveu o padre Antônio Vieira, este animal, solto nas estradas, poderá tirar vidas humanas ou a própria. Se gostou do que escrevi, então faça como eu: escute o programa da prefeitura de Upanema todos os sábados a partir do meio-dia. Sei que o texto tá muito chato, mas vou piorar ainda. Vou contar uma pequena fábula de jumento que talvez não gaste três linhas: Dois ladrões se batiam por um jumento roubado. Um queria guardá-lo, o outro queria vendê-lo. Enquanto as bofetadas troavam e os palavrões zumbiam no ar, chegou um terceiro ladrão e carregou o jumento. Moral da história: “Entre dois que brigam, o terceiro é quem ganha”. Ainda não terminei. A moral da história do jumento aconteceu na política recentemente. Enquanto dois candidatos da base aliada do governo federal brigavam para serem presidente da Câmara dos deputados, Severino Cavalcanti levou a melhor. Agora está parecido acontecer a mesma coisa com Arlindo Chinaglia e Aldo Rebelo. Seguindo essa lógica, pode ser que Gustavo Fruet vença a disputa da presidência da Câmara para dois anos de mandato.
OBS: Comentem, por favor esta brilhante notícia. Senão eu fico com raiva!

UMA PARÓDIA

Retirei a paródia seguinte de uma parede de uma bodega não sei onde e em qual cidade. Só sei que não é de minha autoria. Sei também que é de um bodegueiro que está enjoado de ser passado pra trás por eles, os veacos, os que não pagam ou os inadimplentes. Por ser uma paródia de uma importante oração, ensinada por alguém que não aceita brincadeiras com o seu nome, escrevi o nome senhor com letra minúscula.

Fregueses nossos que estão atrasados
Venha a nós o vosso dinheiro
Seja feita a vossa compra
Só à vista, não a prazo;
O saldo nosso nos dai hoje
Perdoai as nossas exigências
Assim como nós perdoamos
As vossas amolações;
Não vos deixeis cair em atraso
Mas livra-me senhor,
Dos caloteiros!
Amém.

Wednesday, January 17, 2007

COISAS DA LÍNGUA

APENAS A LÍNGUA PORTUGUESA PERMITE ESCREVER ISTO

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais.
Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.

Tuesday, January 16, 2007

POR QUE ONTEM NÃO COLOQUEI NADA NO BLOG

Falo para os que sentiram falta dos meus textos. Sabem por que não coloquei uma linhazinha sequer ontem? É que a parte da postagem do blog não abriu nem na porrada. Lutei mais de meia hora e o negócio não abriu. Foi uma briga feia. Quase que quebro o mouse da Lan House de Júnior de Zezinho clicando e nada. Aí perdi a questão E ... não fui assistir ao BBB. Fui dormir. Hoje está aí mais uma Estória com Agar.

ESTÓRIAS COM AGAR

NA ERA DA MÁQUINA DIGITAL

Captei esta na solenidade de posse da atual mesa diretora da Câmara Municipal de Upanema. Na hora dos bebes e comes, um vereador posava para o fotógrafo. Depois do click, muito vexado, olhou para o fotógrafo e disse: “Deixe eu ver aí se saiu bom!”
Parece que a história foi muito mal contada e sem graça, não foi? Sejam sinceros. Então, não há escolha: tenho que complementar o texto com as devidas explicações. É que o edil pensava que estava sendo fotografado pela máquina digital. Nesta é possível a gente ver a foto logo após a batida. E se não gostar, pode mandar deletar. Acho que expliquei. Ou compliquei mais ainda?

Saturday, January 13, 2007

COISAS DA LÍNGUA

QUEM É NÚBIL?
“Ao meu lado um dicionário cheio de palavras que sei que nunca vou usar”.São palavras de Raul Seixas na música “Eu também vou reclamar”. Na nossa língua há palavras que a gente pode muito bem viver sem elas. Entretanto, você não está curioso pra saber o que é núbil? Pensa que é Núbio, filho do saudoso Raimundo Alves, o Raimundo de Joca? Que é Núbio, sócio de Marlos Wendel, da Lan House? Núbio termina com o, não com l. Para tirar sua paciência duma vez, vou listar dez palavras que quase ninguém usa e os seus significados:
1. ACOBILHAR (ou acovilhar) é acolher, agasalhar, abrigar em casa;
2. ACONTISTA é aquele que atira flechas, flecheiro;
3. ESTAU é casa de hospedagem;
4. ESTORCEGAR é torcer com força;
5. ISAGOGE é introdução, preliminares;
6. LICNOMANCIA é o nome que se dá ao método de adivinhação por meio de lâmpadas.
7. LICRANÇO é o mesmo que cobra-de-duas-cabeças;
8. MANTICOSTUMES é aquilo que mantém ou conserva os costumes;
9. RETOUÇA é corda com assento para balanço;
10. ZAFIMEIRO é esperto, velhaco, astucioso.

E núbil? É simples. Pra mim, claro, que olhei no dicionário. Significa simplesmente “que está apto para o casamento”, como diz Soares Amora. OU: “que está em idade de casar”, como define o Aurélio eletrônico. Existe o nubente que é a pessoa que vai casar, isto é, está com um pé no altar e o outro no casamento.
“Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (art. 1517), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.” (art. 1.520 do Novo Código Civil).

Thursday, January 11, 2007

COISAS DA LÍNGUA

DIFERENÇA

Há quem diferencie palhaço de paiaço. Este é alguém que é amundiçado, acanaiado; palhaço é o profissional do circo. Diga quem deu essa definição de paiaço e palhaço? Foi nada mais, nada menos que Ismael Brilhante! O que acham? É uma definição brilhante mesmo?

NOTÍCIA

COMERCIANTE UPANEMENSE MUDARÁ DE RAMO

O proprietário da Churrascaria “O Alpendre”, Antonez, faz planos para logo após o carnaval 2007 mudar de ramo comercial. O seu comércio mudará para supermercado. Já está até funcionando o serviço de cartão de crédito e débito em conta pelo Visa. De Churrascaria “O Alpendre” passará para “Superete Aquino”. Aguardem!

Wednesday, January 10, 2007

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

POR CAUSA DE UM ACENTO

Se você é daqueles que acha que um acentozinho ou virgulazinha não faz nenhuma diferença ao texto, tenha um pouco de paciência e leia uma daquelas histórias que o povo conta. A de hoje talvez nem tenha acontecido, mas é um bom argumento pra se dar valor aos acentos de nossa língua. Aliás, a história seguinte é uma das armas que os professores de Português usam para convencer os alunos quando estes se recusam a acentuar bem as palavras.
Então, um rei, do alto de seu poder, querendo estimular a prática do bem nos seus súditos, chamou um daqueles homens que fazem letreiros e disse: Faça numa grande tábua, em grandes letras, a seguinte inscrição: “JESUS DISSE QUE AMÁSSEMOS UNS AOS OUTROS”. E viajou. Depois de alguns dias voltou da viagem e soube que tinha acontecido uma guerra em sua pátria. Mandou investigar o motivo e descobriu fácil: o homem tinha escrito assim: “JESUS DISSE QUE AMASSEMOS UNS AOS OUTROS”. O povo em vez de amar, amassou uns aos outros. Taí o desmantelo só por causa de um simples acento. Dizem até que foi nesse período que começaram as guerras. Não, não foi. Muito antes de Cristo já havia guerra. Guerra, não, mas se não acentuarmos uma palavra bem direitinho, poderemos perder alguns pontinhos numa redação de vestibular. Isso não deixa de perdermos uma guerra, isto é, uma vaga na Universidade.

MEU CADERNO DE ANOTAÇÕES

· No começo de janeiro de 1998 a Escola Estadual José Calazans Freire começava a ser reformada. Quase todo o teto foi mudado. As paredes pintadas e foi colocado o piso em todas as salas de aula, menos nos corredores. O governo do Estado era o atual senador Garibaldi Filho.
· No mesmo período a prefeitura municipal de Upanema abria inscrições para concurso público para preenchimento de vagas para o cargo de professor. O prefeito era Amarildo Martins Tavares. O concurso foi realizado em 8 de fevereiro de 1998.

Monday, January 08, 2007

NOTÍCIA

CONSELHO DE BAIRROS

Já pela segunda vez que o ex-vereador Dedé Paizinho pensa em criar um conselho de bairros em Upanema. Uma vez houve até pré-lançamento de candidato. Antonio Edilson seria o candidato a presidente e o professor Inácio de Dona Rosilda, o vice. No bairro Santa Paz, o também ex-vereador Ribamar seria o candidato a presidente e o professor Diógenes, vice. Botaram pra amornar. Agora estamos pensando em criar o conselho pra valer. Inavan Santos é um nome que pode despontar na chapa do conselho do bairro Pêgas. Vamos ver quem se habilita ao cargo. Quer não, Anaximandro?

COISAS DA LÍNGUA

QUEM É ESSE NAUM?
Aprendi desde pequenininho que a palavra não em português é ene, a, o, til. Por esse motivo é que fico assustado e até suando frio, quando nas poucas vezes que entro no MSN, a pessoa com quem bato papo escreve um tal naum. Aí fico aperreado a ponto de perguntar quem é esse cara. Um dia insisti tanto pra saber quem era o naum, que a pessoa do outro lado se enfezou, com certeza, e deu tchau pra mim. Garanto que a pessoa achou que eu fui um chato. E não tiro a razão dele. É que não me acostumo de jeito nenhum com essa linguagem.
Em tempo, vou explicar quem é Naum. Naum é um dos profetas da Bíblia, considerado um profeta menor. Significa consolo. Seu nome não é mencionado em nenhuma outra parte das Escrituras Sagradas, com a possível exceção da linha genealógica, citada em Lucas (Lc 3, 23 a 38). A mesma lista que você pode encontrar o sobrenome de Klyver (Cainã) V. 38. Certo Anaximandro? Naum viveu em Elcos, Judá. O livro foi escrito, de acordo com os melhores cálculos, por volta do ano de 620 a.C. Realizou suas profecias contra a idade de Nínive, que foi a capital do Império Assírio, durante seu apogeu (705-612 a.C.). Situada às margens do rio Tigre, ao norte do atual Iraque. Seu povoamento começou na época neolítica, antes de 6000 a.C., prolongando-se até depois de 1500 d.C.
Auxiliaram na minha pesquisa a Enciclopédia Eletrônica Encarta e Clarence B. Bass, doutor em Filosofia e Letras.

Thursday, January 04, 2007

COISAS DA LÍNGUA

Quem sabe me dizer o que é uma manguara? Pensou? Pois é com um negócio desse que um dos personagens de “O recado do morro”, do romancista Guimarães Rosa, se apoiava ao se encontrar com outro personagem, Pedro Orósio ou Pê-Boi. Gorgulho “tinha um surrão a tiracolo, e se arrimava em bordão ou manguara. Como quase todo velho, andava com maior afastamento dos pés; mas sobranceava comedimento e estúrdia dignidade.”
Copiei pequenino trecho do livro, que é uma das leituras obrigatórias do vestibular da UERN deste ano. Sim! Manguara é uma palavra que não é usada por aqui. Pelo menos não é do meu conhecimento. Pode ser até que Anaximandro, Onildo, Silva Júnior, Diógenes, João Marinho ou Zé Mário conheçam esse negócio. Mas eu não. Sei que o Aurélio diz o que é. Vamos lá. É “espécie de bastão mais grosso na parte inferior, largamente usado para auxiliar a marcha em terreno escorregadio”. Santa paciência! Tanta enrolação pra ninguém o que é manguara!

Tuesday, January 02, 2007

QUESTÃO GRAMATICAL

O USO DE "VOCÊ"

Na cerimônia de posse da nova mesa diretora da Câmara de vereadores de Upanema foi o uso exagerado de “você” e “senhora”, no tratamento entre os nobres colegas.
Pretendo analisar o problema, fazendo invocação de grandes gramáticos e estudiosos da nossa língua portuguesa:
Luiz Antonio Sacconi diz que Vossa Excelência entre outros, é usado para governadores, executivos de modo geral, presidente da República e outras autoridades de relevo na sociedade. Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano dizem que Vossa Execelencia deve ser usado para autoridades superiores: presidentes, ministros, deputados etc). O dicionarista Aurélio diz que Vossa Excelência emprega-se, no meio oficial para tratamento das pessoas de alta hierarquia social. Outros estudiosos da língua citam diretamente o nome de vereador como uma excelência.
Considerando que o vereador exerce um cargo de relevância na sociedade (elabora leis e decide muitas questões sociais), acredito que num momento solene (posse, reunião ordinária e extraordinária) eles devem tratar os colegas por Vossa Excelência e não por Você.

POSSE NA CÂMARA MUNICIPAL DE UPANEMA

POSSE DAS EXCELÊNCIAS

Raimundo Carlos de Medeiros, conhecido somente por Nonato Garcia ou de Mané Garcia, foi empossado ontem, oficialmente, às 17 horas e 30 minutos, quando a então presidenta da mesa, Maria José Bezerra, fez um discurso bem elaborado, seja no conteúdo, seja no aspecto gramatical.
A vereadora, como é de costume, leu o discurso, começando agradecendo aos colegas pela colaboração na sua gestão. “Há ainda muito o que fazer nesta casa”. Sugeriu ao novo presidente a construção de uma rampa para deficientes.
O ponto alto da oração foi o pedido de desculpas aos funcionários da Casa, citando nominalmente: Ronaldo Garcia, irmão do presidente (recordou os laços de amizade que teve com sua mãe), Vanice, Heloísa, Sineide, Leocarina e Júnior.
A nova mesa diretora da Câmara: Raimundo Carlos de Medeiros (Presidente); Aguinaldo Elói de Carvalho (vice-presidente); Josiel de Oliveira Gondim (1º secretário) e Francisco Cazuza (2º secretário).

OUTROS DISCURSOS

O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Aguinaldo Elói. Este fez referencias elogiosas ao prefeito da cidade e ao processo eletivo de Nonato Garcia. Fez referência ao desejo de também ser Presidente da Mesa. Mas não foi desta vez. Prometeu colaborar com Nonato.
Otávio Bezerra falou diretamente ao novo presidente solicitando deste a transparência no cargo e desejando boa sorte.
Josiel Gondim disse que a câmara tem sido, nas últimas legislaturas, madura na escolha do presidentes. E que acredita que Nonato fará uma boa administração.
Francisco Cazuza (Nenê do Cabano) pediu perdão e desculpas à vereadora Maria José se porventura tenha lhe feito mal. Desculpou-se também com o povo pelos seus compromissos ainda não cumpridos. “Ainda estou aqui”, disse Nenê. Isto é, ainda há tempo para cumprir o que prometeu na campanha de 2004. A Nonato, pediu que cumprisse o que prometeu, pois o povo vai cobrar.
O prefeito Jorge Luiz falou que o poder legislativo, a exemplo do judiciário e executivo, é muito importante para a sociedade. Parabenizou os vereadores pela escolha do novo presidente, desejou-lhe boa sorte e disse que acredita na parceria poder executivo/legislativo no sentido de fazer Upanema crescer.
Nonato Garcia disse que a tarefa de presidir requer muita responsabilidade. Responde ao prefeito que fará parceria com o poder executivo.Fará uma administração com transparência.