Tuesday, November 28, 2006

QUESTÃO DE GRAMÁTICA

JÁ PODEMOS NOS PREOCUPAR

Colho do mural do Jornal de Upamema uma expressão em língua portuguesa (não em espanhol, inglês, grego ou francês), mas uma expressão em nossa língua PÁTRIA, portuguesa. Vejam: "os bicudos fez um comicio bunito. parabens!!" A frase deixa qualquer um preocupado, principalmente os que já aprenderam a ler de verdade, isto é, os que lêem e sabem o que leram. São os verdadeiros alfabetizados. A frase é grave, não pela semântica, mas pelo visual ortográfico que é doer no juízo e vem cortando o resto dos membros. Na frase em questão há uma gravidade muito grave. Há um erro de concordância nominal simples, uma palavra escrita horrivelmente errada, outra sem acentuação, além de depois da pontuação a palavra seguinte não ser introduzida por letra maiúscula. Deveria ser assim: "Os bicudos fizeram um comício bonito. Parabéns!!" Ah! Assim escrito teria sido bonito mesmo! O que fazer? Hein?! O que é preciso mudar? A gramática ou o modo de ensinar às pessoas?

Monday, November 27, 2006

POESIA

TODO MUNDO PRECISA DE ALGUÉM

A bananada
Não é nada
sem a banana.

Fala sério: isso é poesia?
Responda, nem que seja para concordar comigo.

MEU CADERNO DE ANOTAÇÕES

30-11-1998 - Eleição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema. Ismar era reeleito, vencendo o candidato de oposição, Almir Garcia.
25-11-2002 - Eleição no Sindicato dos Servidores Públicos de Upanema (SINDSERPUP)

Saturday, November 25, 2006

ESTÓRIAS COM AGAR

UM MAL ENTENDIDO

Naquele tempo em que as festas eram mais rurais que agora, eram tocadas ainda com concertina, bombo, pandeiro, sanfona e qualquer coisa, as pessoas iam para os bailes logo cedo, depois da janta. E a festa começava logo. Lá pras tantas, um rapaz chama a cavalheira para dançar uma parte. Ela, por ser muito mouca e estar com muita fome, responde prontamente:
- Você está perguntando se eu quero pão?
Em tempo: concertina é um instrumento da família do acordeão, mas com caixa hexágona e teclado de pequenos botões, diz o Aurélio.

Friday, November 17, 2006

EDUCANDO COM A 104

Amanhã, bem cedinho, as alunas Priscila e Ione da Escola Estasdual José Calazans Freire farão uma avaliação da feira de ciências daquela escola. Os professores Josiel Gondim e Diógenes Matoso também participarão do programa. Eles vão falar sobre as olimpíadas de Matemática - segunda etapa - a serem realizadas amanhã, a partir das 1:30 da tarde. O programa começa às 7 em ponto da manhã.

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA CALAZANS FREIRE

Na tarde de hoje tivemos o término da II Feira de Ciências da Escola Estadual José Calazans Freire. Os alunos das diversas séries dissertaram sobre temas relacionados com o meio ambiente, voltando-se especialmente para o rio Upanema. Assuntos como hisdrostática, seca do Nordeste, contaminação dos mananciais, história do rio Upanema, os benefícios das plantas medicinais e da agricultura orgânica, foram os principais temas da exposição.

Thursday, November 16, 2006

ESPORTE

JOÃO TEODORO E EU

“Chamava-se João Teodoro, só”. A frase inicial é o princípio do belíssimo conto de Monteiro Lobato que fala de um personagem simples, honestíssimo e lealíssimo, mas não dava valor a si mesmo. Era morador de Itaoca, pequena cidade que estava se acabando aos poucos. Queria mudar dali, porém precisava de um pretexto. E logo chegou.
Um dia um chefe político resolveu nomear João Teodoro para ser delegado. Resultado: arrumou as malas, montou no seu cavalo magro e partiu de madrugada. Encontrou um amigo madrugador que inquiriu sobre o motivo de estar partindo. Eis a resposta:
-Terra em que João Teodoro chega a delegado, eu não moro.
Pois bem. Há alguns dias resolvi bater uma bolinha ali no ginásio poliesportivo
Wilneran Cabral. Fui lá com o intuito de esticar os músculos e praticar esporte, pois faz bem à saúde. A pelada começa às 5 da manhã. Pensava que somente Toinho de Geraldo Messias, Nil, Arturo, Boião, Zé Maria de Belisário, Diógenes, Felipe de Márcio Tavares, Baiano Jr., Francisco de Juvenal, Luiz Jairo, Júnior de Valdemar, Francimário, Vadó, etc. poderiam fazer gol. E não é que hoje fiz um gol?! Aí me lembrei da história de João Teodoro. Vou parar de jogar.
Termino o texto com uma paráfrase: em quadra que Xavier Gondim faz gol, não jogo.

CAMONGE

SÓ DEUS SABE E ELE SENTE

Aqui vai mais uma do meu repertório de histórias de Camonge. O rei passava numa pequena cidade e avistou um letreiro na fachada de uma casa que dizia: “Só Deus sabe e ele sente”.Intrigado com aquilo, o rei não teve outra alternativa senão chamar o sábio Camonge para decifrar o enigma. Se não o fizesse, estaria lascado. Noutras palavras, iria para a forca. Como até onde sei, Camonge não perdeu uma questão pra o rei (rimou, né?) não foi difícil a resposta. Anote-a:
“Se o espírito não me engana
E a verdade não me mente
Esse homem já foi corno
Só Deus sabe e ele sente!”
Explicação da quadrinha: O homem que morava na dita casa tinha sido vítima da enganagem a que todo ser humano é exposto. Então resolveu se mudar para aquela cidade. E o resto Vossas Interpretâncias já devem ter captado.

Wednesday, November 15, 2006

PRÉ-VESTIBULANDOS: ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO

As inscrições do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) têm início no próximo dia 11 de dezembro e encerram no dia 21 do mesmo mês. Serão ofertadas 2.180 vagas nos cursos de graduação. De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), nos dias 11, 12, 13 e 15 de dezembro acontecem as inscrições para cotistas. De 18 a 21 para os candidatos não cotistas. As provas serão realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2007. O edital do PSV 2007 com todas as informações referentes ao processo pode ser consultado no site da Uern (www.uern.br).

COLUNA DE ESPORTE

# Lei é para ser cumprida. Porém não impede que discutamos e tentemos mudá-la. É o que ocorre com muitas leis. No futebol de campo tem uma que eu não consigo engoli-la: é a tal da proteção da bola. O problema é que ela é confundida com obstrução. Pelo menos eu me confundo direto. Houve um tempo que a obstrução era quando o jogador impedia a passagem do adversário. Hoje ele fica tomando a passagem e chamam de proteção. Alguém aí sabe me explicar a diferença?

# Acreditar. É a receita para um goleador. Hoje no jogo contra a Suécia, Kaká acreditou que o goleiro poderia falhar e ele poderia fazer o gol. As duas coisas aconteceram. Mesmo não jogando muita coisa o Brasil saiu lucrando no placar.

NOTÍCIA

ESTUDANTE EVALDO LANÇA 2º CORDEL

Na programação da festa da padroeira de Upanema está inserido o lançamento do cordel “Dois alcoólatras convictos”, do estudante Evaldo Rocha. O cordel fala da trajetória de dois beberrões de cachaça, que são convictos daquilo que fazem, por isso o título do cordel. O lançamento será no dia 6 de dezembro, na praça pública.

Tuesday, November 14, 2006

NOTÍCIA

A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti realizou sua feira de ciências ontem e hoje. A feira foi apresentada pelos alunos e orientados pelos professores da escola. O tema da feira foi "Preservação sim, poluição não".
A Escola Estadual José Calazans Freire também realizará sua feira. Será no próximo dia 16 e 17. Começará com uma solenidade às 7:30 da noite do dia 16, com a presença de autoridades da cidade. A turma do EJA do Ensino Médio ( Educação de Jovens e Adultos) fará a abertura com um cordel relacionado à temática: meio ambiente, e será cantado pela turma e acomapnhado por Bruno no violão e Baiano Júnior (do Timbalassamba) no pandeiro.
Durante todo o dia 17 os alunos farão suas exposições aos visitantes. O tema é direcionado à poluição do rio Upanema.

Monday, November 13, 2006

NOTÍCIA

ESCOLA MUNICIPAL MARIA GORETE CONHECE OS SEUS VENCEDORES DA LOTERIA DO SABER

A Escola Maria Gorete de Carvalho Macêdo finaliza mais uma etapa da Loteria do Saber. O projeto já foi realizado em anos anteriores na Escola Municipal Luzia Josefa da Conceição e na Escola Municipal Vicente de Paula Rocha.
No turno matutino o 1º lugar ficou com Mateus Honorato do 6º ano B. No turno vespertino a campeã dos sextos anos foi Graciele do 6ºC. No turno noturno o 1° lugar foi Flavio Gama do 9ºB.
O projeto Loteria do Saber é elaborado e organizado pelo professor Dário Alessandro de Souza teve o apoio imprescindível da direção da escola formada pelo diretor Antonio Ribamar e do vice-diretor, João Neto que forneceram todo o material necessário para o funcionamento do projeto. João Neto também foi o principal colaborador para que o projeto funcionasse cronologicamente na mesma velocidade em todos os turnos. O projeto também teve a participação entusiasmada dos professores Anatécio, Antonio luiz, Kalênia, Josiel Gondim, Areli Canário, Socorro Gonçalves,Sueli,Francisco Gondim,João Marinho, Cherlys, Disnelandia, Maria de Jesus(Duduz), Marta,Edgar e o especialista e professor Silva Júnior. Ajudaram também a supervisora Fatinha e os coordenadores Elson, Francisco José, Toinho e Carlinhos. No ano que vem a idéia é que o projeto seja colocado em prática em todas as escolas do município.

Sunday, November 12, 2006

NOTÍCIA

A Igreja Católica de Upanema, na pessoa do padre Josemar Lima, consagrou hoje na missa das cinco horas da tarde, doze coroinhas. São principalmente jovens que vão prestar serviços à igreja, principalmente os serviços do altar, nas missas dominicais. Cada coroinha era acompanhado de um padrinho ou madrinha, que foram doadores das túnicas.

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

CAMONGE

O rei sempre colocava Camonge em situações de aperreio. Uma vez o rei disse: Camonge, diga os dias da semana sem pronunciar os nomes. Se não me responder, vou mandar te matar. Camonge, sempre muito esperto, pensou alguns instantes e depois respondeu: Ternantonte, antes de anteontem, anteontem, ontem, hoje, amanhã e depois de amanhã.

Saturday, November 11, 2006

POESIA

DISPARO

Quando a saudade bate
O coração dispara junto
Tudo pode acontecer.

A vida gira graus
E mais graus
Até ao ponto que pode ser.

MEU CADERNO DE ANOTAÇÕES

15 – 11- 1992 – Nesta data Aldo Tinoco Filho e Henrique Eduardo Alves disputavam o 2º turno das eleições em Natal. O candidato de Wilma de Faria, Aldo Tinoco, ganhava com uma vantagem de 961 votos. Paulo Maluf também era eleito em São Paulo, vencendo o senador Eduardo Suplicy.
25- 11- 2002 – O SINSERPUP renova sua diretoria com uma eleição neste dia. A chapa vencedora foi a 2, encabeçada pela professora Edimi Medeiros.

Thursday, November 09, 2006

SEGUNDONA RN 2006

Upanema estreou ontem na segunda divisão do campeonato estadual do RN. Na cabeça do torcedor havia um misto de confiança e perplexidade. O time upanemense começou jogando de igual para igual, na defesa e no ataque. Tudo parecia convergir para uma vitória do time local, quando, na opinião de uma parte dos torcedores que gritavam ao meu lado, acontece o que ninguém quer: levar um gol daqueles: a bola bate na trave, fraca, fraca. Depois vem o rebote. Ninguém combate, inclusive o goleiro. Gol do time de Guamaré. No segundo tempo o Upanema F.C. leva outro, em circunstâncias explicáveis, isto é, falta de combate da zaga. Aí o torcedor de Upanema começa a se retirar ou fica xingando a mãe deles (que nenhuma culpa deve ter) ou escolhe uma terceira alternativa: ficar bebendo umas gororobas alcoólicas ou chupando um delicioso dindim. Agora é partir pra outra.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PADROEIRA 2006

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

29/11/06 – QUARTA-FEIRA
05:00h: Alvorada
05:20h: Caminhada
06:00h: Café Partilhado
19:00h: Procissão/Carreata e hasteamento das bandeiras.
19: 30 - NOITE DEDICADA AOS MISSIONÁRIOS(AS).
TEMA: Maria, mãe missionária, visita sua prima Izabel e nos mostra a importância da visitação.
HOMENAGEADOS: OS MISSIONÁRIOS
CELEBRANTE: Pe. Janetson

30/11/06 – QUINTA-FEIRA(19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA VITORINO.
TEMA: Maria, presença de mãe na família, nos faz ver Jesus: caminho, verdade e vida.
HOMENAGEADOS: Agenor e Espedita Vitorino
CELEBRANTE: Bispo Diocesano: Dom Mariano Manzana.

01/12/06 – SEXTA-FEIRA(19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA RIBEIRO SILVA.
TEMA: Maria, Mãe da Igreja, exemplo de nossa vocação Apostólica e missionária.
HOMENAGEADOS: José Ribeiro e Maria Luiza.
CELEBRANTE: Pe. Josemar de Lima, SCJ
02/12/06 – SÁBADO - (19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA BEZERRA.
TEMA: Maria, Mulher Eucarística e servidora.
HOMENAGEADOS: Venceslau e Tonhita Bezerra.
CELEBRANTE: Pe. Josemar de Lima, SCJ

03/12/06 – DOMINGO - (19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA LOPES E FRANÇA.
TEMA: Maria, virgem e fiel, ensina-nos a sermos mais fiéis aos nossos compromissos batismais, com a igreja e a sociedade.
HOMENAGEADOS: Antonio Lopes e Maria Luiza de França.
CELEBRANTE: Pe. Francisco Belarmino, SCJ

04/12/06 – SEGUNDA-FEIRA - (19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA PAULINO.
TEMA: Maria, Educadora de Jesus, nosso modelo de formação cristã.
HOMENAGEADOS: Pedro Paulino e Ieda Paulino.
CELEBRANTE: Pe. Talvaci Chaves (Reitor do seminário: Santa Terezinha).

05/12/06 – TERÇA-FEIRA - (19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA MESSIAS.
TEMA: Maria, mãe de Jesus, anima as famílias a seguir fielmente o projeto de seu Filho Jesus.
HOMENAGEADOS: Geraldo Messias e Espedita Bezerra.
CELEBRANTE: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva, SCJ

06/12/06 – QUARTA-FEIRA - (19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA COSTA E RODRIGUES FREIRE.
TEMA: Maria, modelo perfeito de oração.
HOMENAGEADOS: Josafá Inácio da Costa e Delmira Maria Rodrigues Freire da Costa.
CELEBRANTE: Ricardo Rubens Fernandes – Almino Afonso.

07/12/06 – QUINTA-FEIRA - (19:30) - NOITE DEDICADA A FAMÍLIA COSTA.
TEMA: Maria, Mãe e Rainha, despertai as vocações.
HOMENAGEADOS: Valdete Costa e Neuza Costa
CELEBRANTE: Pe. Flávio Augusto forte (vigário geral da Diocese de Santa Luzia).

08/12/06 – SEXTA – FEIRA: SOLENIDADES DEDICADA A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
7:00h – Celebração Eucarística
8:00h – Batizados
10:00h – Celebração Eucarística
14:00h – Procissão de Encerramneto.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL A NOITE

CANDIDATAS A RAINHA 2006
ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA GORETE DE C. MACEDO.
CANDITADA: Fernanda Rocha (Família Rocha)

ESCOLA ESTADUAL ALFREDO SIMONETTI
CANDIDATA: Eilza Gizele Medeiros de Castro (Família Sidô)

29/ 11: ENCONTRO DE BANDAS DE MÚSICAS
30/11: LEILÃO E BARRACAS E MÚSICA AO AVIVO COM VALDEMAR COSTA E CONVIDADOS.
01/12: NOITE DA CULTURA
02/12: ESPETÁCULO "O AUTO DA COMPADECIDA". LEILÃO PRINCIPAL E FESTA COM BANDA REDE DE BALANÇO – CLUBE MUNICIPAL
03/ 12: 12:00h – FEIJOADA E MÚSICA AO VIVO COM VALDEMAR COSTA E CONVIDADOS.
RESP. FAMÍLIA: FRANÇA/ LOPES.
LOCAL: CLUBE MUNICIPAL
19:00h: “ A MAIS BELA VOZ”
04/12: LEILÃO, BARRACAS E MÚSICA AO AVIVO COM BASTOS DOS TECLADOS E DIVAN ARAÚJO.
05/12: LEILÃO, BARRACAS E SHOW RELIGIOSO
06/12: Lançamento do Cordel de Evaldo DOIS ALCOÓLATRAS CONVICTOS
Exposição fotográfica do município de Upanema com JOSÉ RODRIGUES e show com poeta ANTONIO FRANCISCO.
07/12: LEILÃO, BARRACAS E GRUPO DE DANÇA DO EDUCART
08/12: CANTORIA com o poetas SEBASTIÃO DA SILVA e VALDIR TELES
09/ 12: FESTA COM “OS TREMENDÕES” – C. MUNICIPAL
ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADÃO UPANEMENSE E MEDALHAS DE HONRA AO MÉRITO ADELZIRA CABRAL FREIRE, COROAÇÃO DA RAINHA 2006.

MEU CADERNO DE ANOTAÇÕES

• No dia 17 -11-2003 houve a “I Conferência Municipal de Educação de Upanema”.
• Em 26 e 27 de novembro a Escola Municipal Maria Gorete promovia a “ I Mostra de Cultura e Arte".

Monday, November 06, 2006

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

AH! É MESMO!

Em cidades de interior do nosso Nordeste num tempo distante, a principal diversão do povão era o baile de terreiro de fazenda. Era aquele tipo de baile contratado pelo dono da casa. Foi num desses baile que o meu personagem dançava tranqüilamente, ao lado de uma dama, com direito a cochicho ao pé do ouvido, etc. Como dizia, tranqüilamente. A tranqüilidade foi embora quando ele pisou num cotoco de cigarro que alguém tinha soltado por ali. "Ai!", gritou ele. "O que foi?", perguntou a moça. "Pisei num pedaço de cigarro", disse o descuidado rapaz. "E você não está calçado?", disse ela. "Ah!, é mesmo!" Terminou o diálogo e a história. Imagino que o atento leitor entendeu que o sapato do homem estava fura-de-o-dó.

Friday, November 03, 2006

MEU CADERNO DE ANOTAÇÕES

• 02-11-2004 - O presidente americano George W. Bush era reeleito para um mandato de 4 anos. Ele vencia o democrata Kerry.
• 04 - 11 - 2003 - Falecia a grande escritora cearense, Rachel de Queiroz. Ela era autora do clássico "O Quinze", o livro que relata a seca de 1915.
• 15 - 11- 1994 - O PT fazia dois primeiros governadores: Vítor Buaiz, do Espírito Santo e Cristovam Buarque, de Brasília.

CARTA DO LEITOR

Amigo,

Parabenizo-lhe pelo excelente trabalho que tem feito junto ao Jornal de Upanema e agora com seu Blog. Já era rotina todos os meses acessar a sua coluna no JU e agora se tornou rotina acessar diariamente seu blog com suas Histórias de Upanema, História que o povo conta, Estórias com Agar e por ai vai. Só quem mora fora da nossa terra Upanema sabe o quanto é bom ler sua coluna no JU e agora seu blog matando um pouco da saudade que sentimos dela.

Um Grande Abraço,

Lannúvio Freire
Parnamirim-RN

Thursday, November 02, 2006

HISTÓRIA DE UPANEMA

CEMITÉRIOS EM UPANEMA

A evolução da pesquisa histórica sobre os cemitérios aqui em Upanema tem tido dificuldades, visto que as pessoas vivas desconhecem datas, fatos e detalhes sobre o assunto.
Há, basicamente, três locais de cemitérios a ser pesquisados: o primeiro que vamos descrever é certamente o primeiro cemitério da cidade, quando ainda esta era dependente de Campo Grande. O seu local era por trás da Avenida Getulio Vargas, nas proximidades de “Jerônimo Variedades” e “Panificadora Dois Irmãos”, no centro da cidade. O ano de construção deve ter sido no fim do século XIX para o começo do século XX. As pessoas com quem conversamos só se lembram bem da quadra de esporte que foi construída no local deste velho cemitério.
O atual cemitério, localizado na Rua José Lopes, bairro Pêgas, foi construído ainda quando Upanema pertencia ao município de Campo Grande, na década de 30.
Na primeira administração de Luiz Cândido Bezerra (31.01.1970 a 30.01.1973) ele fez uma importante reforma, aumentando a parte onde está a “casinha das velas”, ampliando o local.
No seu segundo mandato (1983-1986) – mandato abreviado por causa do seu falecimento - o prefeito Luiz Cândido Bezerra realizou uma pintura.
Em 1986, o prefeito Antonio Targino (assumindo o cargo por causa do falecimento do titular) iluminou-o, fez a passarela e pintou todo o cemitério outra vez.
Em 2003, o prefeito Jorge Luiz mudou o visual da pintura das paredes e construiu a “Praça da Saudade”, facilitando ao povo aproximação do mesmo, além de denominá-lo de “Morada da Paz”.
Há um outro cemitério que faz parte da história upanemense, construído por particulares, isto é, um cemitério não-oficial. Segundo alguns populares, a família Gonçalves resolveu enterrar seus mortos em outro local, vindo a construir um cemitério só pra eles. A separação até hoje é comentada como um ato de vaidade por parte deles, visto que se constitui num apartheid dos mortos: os pobres seriam sepultados no cemitério público e os ricos, no “Cemitério dos Gonçalves”, como ficou conhecido. Hoje ainda podemos ver os escombros nas imediações do estádio “Freirão”, no bairro Pêgas.

Wednesday, November 01, 2006

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

Hoje é um dia especial pra se contar histórias. A de hoje, parece que não existiu. Faz parte do anedotário popular. Então, vamos a ela. Um homem vende um cavalo. O cidadão que comprou não era daqueles que gosta de pagar as coisas. Assim, o credor vivia lembrando ao "drumente" a dívida do cavalo. "Cadê o dinheiro do cavalo?" "Não tenho hoje," dizia o devedor. O homem voltava a cobrar, e nada. Já meio enfezado, o credor voltou e disse: "Me dê o dinheiro, estou precisando." "Olha, só pagarei no dia de São Nunca", disse o devedor. Assim, cada vez que o cobrador ia atrás do dinheiro, o veaco dizia que só pagaria no dia de São Nunca. Para terminar a história, sei que o lenga- lenga chegou ao dia 1° de novembro. Pela última vez, o homem foi procurar o que era seu. Como nos outros dias, o outro disse que pagaria no dia de São Nunca. "Então quero o meu dinheiro", disse convictamente o credor, "porque hoje é 1° de novembro, dia de todos os santos. Assim, São Nunca está no meio." Dessa maneira, o homem não teve outro jeito, senão pagar.